domingo, 1 de setembro de 2013

LIGA NACIONAL FEMININA: ADC/Bradesco é campeão invicto

http://www.cbv.com.br


LIGA NACIONAL FEMININA: ADC/Bradesco é campeão invicto


O ADC/Bradesco (SP) conquistou o título da Liga Nacional Feminina 2013. Com maior consistência no bloqueio e no ataque, a equipe paulista derrotou o APROV/Chapecó (SC) por 3 sets a 0 (25/21, 25/22 e 25/17), na final realizada nesta SEXTA-FEIRA (30.08), no ginásio FAV-V2, em Maceió (AL), e se tornou o grande campeão.
Mesmo com certa dificuldade no passe, as meninas comandadas pelo treinador Durval Nunes conseguiam virar as bolas, principalmente com a ponteira Sonaly e a oposto Lorenne. O time catarinense teve um bom volume na defesa, principalmente com a líbero Nega, mas não conseguiu o mesmo aproveitamento nos contra-ataques.
“O objetivo foi alcançado de maneira impecável, não perdemos nenhum set. Essas meninas são muito guerreiras. Superaram as situações difíceis”, comemorou o treinador Durval Nunes, que afirma que dois fundamentos foram essenciais nesta conquista.
“Temos um ataque e um bloqueio muito fortes. Temos realmente alguma dificuldade no passe. Conseguimos recuperar os momentos de maior pressão usando nosso bloqueio e aproveitando as situações de contra-ataque”, disse o técnico do ADC/Bradesco.
A capitã Sonaly confirmou que as jogadoras estavam focadas para a Liga Nacional e que ter alcançado o título de forma invicta, sem perder um set, foi especial.
“A nossa equipe se preparou muito durante o ano para esta competição. Estávamos muito bem treinadas. Erramos bastante durante o campeonato, mas sempre mantivemos a confiança. Fomos campeãs invictas e isso é muito bom”, comentou a atleta.
Após a partida, o técnico do APROV/Chapecó, Michel Guimarães, reconheceu que as adversárias eram o melhor time da competição, e lamentou a dificuldade encontrada por suas jogadoras.
“Tivemos muitos altos e baixos na competição. Hoje jogamos mal. Quando sacamos bem, não soubemos aproveitar as situações de contra-ataque. Senti a equipe desconcentrada. Cometemos erros que não são comuns”, avaliou Michel.
Maranhão Vôlei/CTGM termina em terceiro lugar
Antes da decisão, Maranhão Vôlei/CTGM (MA) e Ferroviário (RO) disputaram a medalha de bronze do torneio. Assim como o confronto entre as duas equipes na rodada de estreia, as maranhenses venceram por 3 sets a 2 (25/14, 21/25, 24/26, 25/12 e 15/10).
Ao fim do jogo, o treinador do time nordestino, Chicão, ficou satisfeito com o resultado, já que teve que improvisar a líbero Alice como levantadora, e, desta forma, jogar na base da superação.
“Transformamos uma líbero em levantadora durante o campeonato. Com isso, a qualidade do nosso passe caiu, as centrais tiveram que passar também, então, em algumas passagens de rede sofremos mais pontos. Nos superamos. Claro que queríamos mais, mas o terceiro lugar está bom”, avaliou Chicão.

LIGA NACIONAL MASCULINA: ACDB/Rio Claro conquista o título


http://www.cbv.com.br/

LIGA NACIONAL MASCULINA: ACDB/Rio Claro conquista o título


O grande campeão da Liga Nacional Masculina 2013 é o ACDB/Rio Claro (SP). Em uma partida bastante equilibrada, apesar do placar, o time paulista venceu o Vitória/FSBA (BA) por 3 sets a 0 (27/25, 25/23 e 25/15), na final realizada nesta SEXTA-FEIRA (30.08), no ginásio FAV-V2, em Maceió (AL).
Em um jogo decidido no detalhe, o ACDB/Rio Claro foi mais eficiente no ataque e beneficiado pelo excesso de erros do time baiano. Com os ataques do ponteiro Evinho, os paulistas souberam aproveitar melhor as oportunidades. Aliás, o atleta conquistou o título da Liga Nacional pela segunda vez consecutiva.
“Esse ano, por ser Sub23, foi muito mais difícil, o nível foi mais equilibrado. O meu desempenho tem a ver com o do time todo. Treinamos muito forte com o foco na Liga Nacional”, contou o ponteiro, que, no ano passado, defendeu o Escola do Corpo, de São José dos Campos, e também foi campeão.
O técnico de Rio Claro, Márcio Duarte afirmou que o placar de 3 sets a 0 não mostrou a realidade da partida, que, na opinião do treinador foi bastante difícil.
“O nosso passe não encaixou muito bem no primeiro set. E a equipe do Vitória tem talentos individuais muito bons, que são difíceis de marcar. A partir do momento que o nosso passe funcionou, assumimos o controle da partida e conquistamos nosso objetivo”, conclui Márcio.
Pelo lado do Vitória/FSBA, a boa atuação do ponteiro Alan não foi suficiente. Rodrigo Cerqueira, treinador do clube baiano acredita que a equipe ainda pode ir mais longe. E que faltou concentração.
“O time de Rio Claro é muito forte, tem um nível excelente. Nós conseguimos iniciar muito bem, mas, ao fim do primeiro set, deixamos a desejar e eles viraram o jogo. A prata será bem recebida também. Vamos seguir adiante”, disse Rodrigo.
Catarinenses levam o bronze
Na disputa pelo terceiro lugar, o FME/Içara Esucri (SC) derrotou, de virada, o Manaus/Nilton Lins (AM), por 3 sets a 0 (22/25, 24/26, 25/17, 25/16 e 15/13) e levou o bronze. Os manauaras iniciaram melhor, mas o bloqueio do time de Santa Catarina teve grande importância na reação a partir do terceiro set. Este foi o primeiro ano da equipe catarinense, e o técnico Luciano Carvalho valorizou a conquista.
“Nosso psicológico ainda estava abalado pela derrota de ontem, na semifinal. No início deste jogo isso nos atrapalhou um pouco, mas conseguimos este bronze que é muito importante para o nosso projeto que está apenas começando”, contou Luciano.

SUPERLIGA 13/14: CBV divulga tabela da próxima edição


http://www.cbv.com.br/

A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) divulgou, nesta SEXTA-FEIRA (30.08), a tabela oficial da Superliga de vôlei 2013/2014. A primeira rodada do torneio masculino, que contará com a participação de 12 equipes, será realizada no dia 14 de setembro. Já a competição feminina, que terá 14 times na disputa, terá início no dia 27 do mesmo mês.
Está confirmada a participação na Superliga masculina de vôlei 13/14 da equipe Montes Claros Vôlei, que conta com o grupo que treinava em Goiânia, com a equipe de Monte Cristo. Devido a dificuldades financeiras em Goiás, o time se transferiu para Montes Claros (MG), onde a prefeitura vai arcar com a manutenção do grupo.
A decisão da CBV em aceitar a mudança foi baseada no apoio da prefeitura, que demonstrou comprometimento com o projeto, assim como parte do empresariado da cidade. A entidade contou, também, com a aprovação dos outros clubes participantes da Superliga para permitir a transferência.
O primeiro confronto da Superliga masculina serão no dia 7 de setembro, entre Sada Cruzeiro x São Bernardo Volei, em partida antecipada da quarta rodada. Depois, no dia 14, jogam RJX x Moda/Maringá; Sada Cruzeiro x Montes Claros Vôlei; Funvic/Taubaté x Sesi-SP; São Bernardo Vôlei x Vôlei Brasil Kirin e Kappesberg Canoas x Voltaço. Já UFJF estreará no dia 21, contra o Sesi-SP, enquanto o Vivo/Minas entrará em quadra pela primeira vez no dia 16 de outubro, contra o Voltaço.
No feminino, os primeiros jogos acontecerão no dia 27 de setembro entre Molico/Nestlé x Maranhão Vôlei/CTGM; Minas Tênis Clube x E.C. Pinheiros e Barueri x Brasília. Uniara/Afav x Unilever se enfrentarão no dia 1º de outubro. São Bernardo Vôlei e Vôlei Amil se medirão forças no dia 4 de outubro, assim como São Cristóvão Saúde/São Caetano x Sesi-SP e Rio do Sul/EquiBrasil x Banana Boat/Praia Clube.
Os dois times cariocas, RJX e Unilever, são os atuais campeões da Superliga masculina de feminina de vôlei, respectivamente.
TABELA SUPERLIGA FEMININA
TABELA SUPERLIGA MASCULINA


http://www.cbv.com.br/v1/superliga/arquivos/TABELA_OFICIAL_SUPERLIGA_MASCULINA_2013-2014.pdf


Confira a primeira rodada da Superliga Masculina 2013/2014:
07/09
 Sada Cruzeiro x São Bernardo Volei,
14/09
11h – São Bernardo x Campinas
17h – Cruzeiro x Montes Claros
18h – Taubaté x Sesi-SP
18h – Canoas x Voltaço
21h30m – Rio de Janeiro x Maringá
30/10
20h – Juiz de Fora x Minas
Confira a primeira rodada da Superliga Feminina 2013/2014:
27/09
19h30m – Minas x Pinheiros
19h30m – Barueri x Brasília
21h30m – Osasco x Maranhão
01/10
20h30m – Araraquara x Rio de Janeiro
04/10
19h30m – São Bernardo x Campinas
20h30m – São Caetano x Sesi-SP
21h30m – Rio do Sul x Praia Clube

GRAND PRIX: Brasil vence a China e é campeão pela nona vez


http://www.cbv.com.br/


Brasil vence a China e é campeão pela nona vez

A seleção brasileira feminina de vôlei é nove vezes campeã do Grand Prix (1994, 1996, 1998, 2004, 2005, 2006, 2008, 2009 e 2013). Neste DOMINGO (01.09), o Brasil venceu a China por 3 sets a 0 (25/15, 25/14 e 25/20), em 1h13 de jogo, no Hokkaido Prefectural Sports Center, em Sapporo, no Japão, coroou uma campanha brilhante e garantiu o nono título. O time verde e amarelo terminou a fase final invicto. Foram cinco jogos, cinco vitórias e nenhum set perdido.
O próximo desafio das brasileiras no ano será o Campeonato Sul-Americano, de 16 a 23 de setembro, no Peru. A competição será classificatória para a Copa dos Campeões e Campeonato Mundial de 2014.
Na partida deste domingo, mais uma vez, brilhou a estrela da oposto Sheilla. A atacante foi a maior pontuadora do confronto com 18 acertos (15 de ataque, um de bloqueio e dois de saque). As ponteiras Fernanda Garay e Gabi também tiveram boas atuações, respectivamente, com 14 e 12 pontos. Em tarde inspirada, a levantadora Dani Lins foi eleita a melhor jogadora do duelo.
Com a vitória no segundo set do confronto com as chinesas, as brasileiras já haviam garantido o título, mesmo assim, o Brasil manteve o bom ritmo e fechou o jogo por 3 sets a 0. A levantadora Dani Lins falou sobre a conquista do time verde e amarelo.
“O Grand Prix é uma competição cansativa, mas estou feliz pelo trabalho bem feito e pelo título. Vencemos todos os jogos na fase final por 3 sets a 0. Sabíamos que tínhamos que ganhar o jogo. Quando acabou o segundo set, vibramos um pouco, mas o Zé Roberto pediu concentração para fecharmos a partida. É muito bom ganhar esse título pela nona vez. O terceiro set foi difícil, mas deu tudo certo”, disse Dani Lins.
A oposto Sheilla, que mais uma vez teve papel decisivo numa conquista do voleibol brasileiro, comentou sobre a participação do Brasil na edição 2013 do Grand Prix.
“Ganhamos todos os jogos da fase final por 3 sets a 0. O time se comportou muito bem em todo o campeonato. A China mudou o time para jogar contra nós, mas nos adaptamos e vencemos o jogo. Cumprimos o nosso papel”, afirmou a oposto, que ainda fez uma análise da sua atuação individual.
“Acho que estou aos poucos voltando a minha forma. Foi bom que voltei a jogar bem na fase final. Estou feliz pela atuação do time inteiro. Tivemos muita maturidade na etapa decisiva”, afirmou a atacante.
Estreia vitoriosa de Gabi
Com apenas 19 anos, a atacante Gabi viveu fortes emoções nos últimos meses. Depois de ser medalha de bronze no Campeonato Mundial Juvenil, a jogadora integrou a seleção adulta e, na sua primeira participação na fase final do Grand Prix, ficou com o título sendo um dos destaques da campanha do Brasil.
“É muito bom ser campeão. Foi um campeonato muito proveitoso. A seleção manteve o ritmo do começo ao fim. Nosso objetivo era ganhar todas as partidas na fase final e fizemos isso. Estou muito feliz de ter jogado essa competição. Foi o meu primeiro título com a seleção adulta. Agora é hora de comemorar”, garantiu Gabi.
Para Gabi, natural de Belo Horizonte, a competição também ficará marcada pela realização de um sonho: jogar ao lado da também mineira de Belo Horizonte, Sheilla.
“Sempre foi meu sonho estar na seleção e jogar ao lado da Sheilla. É um momento de realização. Sempre fui muito fã dela. Os meus pais sempre me lembram disso. Estou muito feliz”, disse a ponteira, que ganhou elogios do seu ídolo.
“É muito bom jogar com a Gabi. Ela é muito madura para a idade dela. Brincamos dentro e fora de quadra. É uma jogadora que já se destacou na Superliga. Ela fez um Grand Prix maravilhoso e vai evoluir ainda mais até 2016”, afirmou Sheilla.
José Roberto Guimarães exalta mescla entre novatas e experientes
O treinador José Roberto Guimarães fez uma análise da participação brasileira no Grand Prix.
“É muito bom ver que quando enfrentamos as melhores equipes do mundo, nossas jogadoras se sentem mais a vontade, mesmo nos momentos mais difíceis. É legal ver a Gabi jogando nesse nível. É isso que precisamos. Eu acordo, tomo café, almoço e vou dormir pensando em voleibol. Posso dizer que os Jogos Olímpicos já começaram, temos time para brigar contra qualquer seleção do mundo”, disse o treinador brasileiro.
Sobre o jogo com a China, José Roberto Guimarães lembrou que queria sair de quadra com a vitória, independentemente de o Brasil ter garantido o título no segundo set.
“Eu queria ganhar esse jogo. Esse era o objetivo principal. Ser campeão com um resultado positivo. O mais importante foi termos ganho todos os jogos por 3 sets a 0. Foi uma excelente campanha. Agora, vamos nos preparar para o Sul-Americano”, comentou José Roberto Guimarães.
Para o treinador tricampeão olímpico, um dos segredos das vitórias do voleibol brasileiro é a mescla entre jogadoras novas e experientes.
“É importante encontrar atletas como a Gabi, a Natália e a Tandara para esse movimento do voleibol brasileiro continuar. Precisamos sustentar esse trabalho. A mescla dessas jogadoras com nomes como Sheilla, Fabi, Fabiana e Thaísa, que têm idade para a próxima Olimpíada, é muito importante. Temos que dar para o voleibol brasileiro a possibilidade de continuidade para o futuro”, analisou o técnico do Brasil.
Quando questionado sobre o que mais marcou a campanha das brasileiras no Grand Prix, José Roberto Guimarães não teve dúvidas.
“O mais legal foi a convivência com esse grupo. O Grand Prix é o campeonato mais complicado e difícil que você pode participar pelo tempo fora de casa, as viagens, o fuso, o cansaço e a saudade. Essas meninas deixam de estar nas suas casas para treinar, viajar e dormir mal com o objetivo de representar a seleção brasileira. É muito importante esse sentimento de brasilidade”, finalizou José Roberto Guimarães.
Desembarque
A seleção brasileira retornará para o Brasil na madrugada desta SEGUNDA-FEIRA (02.09). O time verde e amarelo desembarcará no Brasil no voo LH540 (Lufthansa) às 5h30 desta TERÇA-FEIRA (03.09) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Não é só a Seleção Principal que não foi párea para a Rússia.

http://www.cbv.com.br/

MUNDIAL JUVENIL MASCULINO: Brasil perde e fica com o vice-campeonato


A seleção brasileira juvenil masculina de vôlei foi superada, neste DOMINGO (01.09), pela Rússia na grande final do Campeonato Mundial da categoria e ficou com o segundo lugar. O Brasil não conseguiu parar o forte ataque russo e acabou superado por 3 sets a 0, parciais de 25/16, 25/16 e 25/20, em 1h09.
O Brasil entrou em quadra com o levantador Thiaguinho; o oposto Alan; os centrais Flávio e Leandro Aracaju; os ponteiros Batagim, e Douglas; além do líbero Rogério. Depois, entraram Felipe, Madaloz, Leonardo, Éder e Cadu.
Mais uma vez, o oposto Alan foi o destaque brasileiro. Ele anotou 14 pontos, todos de ataque, e se garantiu como o maior pontuador da competição, com 158. Ele ainda foi o segundo melhor bloqueador do Mundial. O levantador Thiaguinho, capitão do Brasil, ficou como terceiro melhor da posição. O russo Victor Poletaev foi o principal anotador da final, com 20 pontos.
O técnico Leonardo Carvalho se mostrou descontente ao final da partida. Para ele, o time não jogou o que sabe, e, por isso, não saiu com o resultado positivo.
“Fomos muito mal no ataque. Foi nossa pior partida em todo o campeonato. A Rússia mereceu vencer, jogou muito bem. Estou triste. Não pelo segundo lugar, mas pelo que apresentamos em quadra”, disse Léo.
Para o levantador Thiaguinho, a Rússia mereceu ganhar a partida. Mas, reforçou as palavras de Leonardo, e disse que o time não se apresentou bem.
“A Rússia está de parabéns, jogou melhor que nós. Foi como se não tivéssemos entrado em quadra. Estou muito triste com o resultado”, contou Thiaguinho.