sábado, 18 de maio de 2013

CUBANA DE 13 ANOS É CONVOCADA PARA A SELEÇÃO PRINCIPAL.

Fontes: www.espbr.com e globoesporte.globo.com
Cubana de 13 anos é convocada para a Seleção:


O vôlei cubano sempre foi temido mundialmente. Aguerridas e talentosas, as cubanas fizeram o país tricampeão olímpico, em Barcelona, 1992, Atlanta, 1996, e Sidney, 2000. Mas a ausência do time masculino e também do feminino nas Olimpíadas de Londres, em 2012, acenderam o sinal de alerta da confederação cubana de vôlei. E fizeram o técnico da seleção feminina Juan Carlos Gala ousar.
Apostando na formação de novas atletas já visando os Jogos do Rio, em 2016, Juan convocou para a disputa da Yeltsin Cup, na Rússia, e do Grand Prix 2013 um jovem talento de apenas 13 anos, mas com 1,86m de altura. Trata-se da oposto Meliza Vargas, considerada internamente como uma das maiores revelações do país nos últimos anos.
A jogadora, que tem um estilo de atuar parecido com o de Yumika Ruiz, ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, e Sidney, em 2000, será a mais jovem atleta no mundo a atuar por uma seleção adulta de vôlei. A última competição da revelação foi a eliminatória sub-20 para o Mundial da categoria, disputado em Havana, Cuba, em março, quando o time cubano não conseguiu a vaga para a República Tcheca.
  •  
vôlei cuba melissa vargas (Foto: Divulgação)Meliza na premiação da competição em Havana: ela é a terceira da esquerda para a direita (Foto: Divulgação)
- Minha filha sempre gostou do esporte e com 11 anos integrou a seleção cubana sub-15, ganhando vários prêmios individuais - explica Antonio, pai de Meliza e ex-jogador de softball e basquete, de quem a oposto herdou o gosto por esporte e o tipo físico.
Mesmo com Cuba fora do Mundial sub-20, Meliza foi eleita a melhor atacante das eliminatórias e acabou incluída na seleção da competição. Além da "novata", Juan Carlos chamou quatro veteranas de seleção, entre elas Ana Yilian Cleger e Yoana Palacios, além de algumas juvenis.


Na seleção masculina, Cuba já havia lançado internacionalmente um jogador com a mesma idade de Melissa. Em 2008, Wilfredo León se tornou o mais jovem jogador a disputar a Liga Mundial.
Com o tempo, León se consolidou na equipe e chegou ao posto de capitão. Sem permissão para jogar fora de Cuba, o jogador de 19 anos e 2,02 m pediu dispensa da seleção cubana no mês passado.
Seu nome, porém, ainda aparece na relação dos inscritos para a Liga Mundial.
O jornal oficial cubano "Granam" publicou que o pedido de León não foi aceito e, como persistiu na decisão de deixar a equipe, ele cometeu uma infração grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário